PESQUISAS COM SERES HUMANOS DURANTE O PERÍODO DE ISOLAMENTO

Prezados(as) pesquisadores(as), o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, da Universidade Federal de Viçosa tem recebido diversas dúvidas relativas às dificuldades para a submissão de protocolos na Plataforma Brasil, em especial com relação a documentos que necessitam de assinatura e carimbo, bem como modificações de cronograma e alteração de métodos de coleta de dados, como entrevistas, questionários, grupo focal etc.

Solidarizamo-nos com as dificuldades neste momento excepcional e informamos que já encaminhamos algumas destas demandas práticas à CONEP para que nos auxilie na resposta mais adequada. Assim que as respostas forem fornecidas, iremos disponibilizá-las na página principal do CEP/UFV (https://cep.ufv.br/).

Lembramos que a principal função do sistema CEP/CONEP é a proteção da integridade física, emocional e psicológica dos(as) participantes da pesquisa por meio da avaliação dos protocolos submetidos por meio da Plataforma Brasil. Por outro lado, preocupamo-nos com o andamento das atividades dos(as) pesquisadores(as) da UFV no que diz respeito a dúvidas relativas às questões éticas a se observar.

Por fim, informamos que o atendimento por e-mail (cep@ufv.br) e as reuniões ocorrerão normalmente durante o período. Estas últimas serão realizadas por meio de videoconferência, sendo que a próxima está agendada para o dia 16/04/2020, às 14h00.

Luiz Ismael Pereira

Coordenador do CEP/UFV